terça-feira, 17 de maio de 2011

Um pouco de musica... Um pouco de Elis Regina!

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre, RS.

Foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes - só não lançou Chico Buarque porque resolveu pensar sobre o assunto - Nara Leão foi mais rápida.

A "pimentinha", como era chamada, tinha - como João Gilberto - a perfeição como meta. Exigia muito de seus músicos e compositores, exigia de sua gravadora, exigia de sua voz. Ganhávamos nós, o público. Não foi sempre assim - quando veio do Rio Grande do Sul tentou carreira no Rio de Janeiro - não foi pra frente. Seus primeiros discos são repletos das exigências da mídia, Elis teve que cantar o que vendia na época.

Transferindo-se para São Paulo, encontrou a cidade de braços abertos. Foi aqui que Elis chegou a perfeição, e foi aqui que se transformou numa tradição, tal qual sua amiga Rita Lee. Elis virou São Paulo, que a acolheu e a recolheu, quando se foi aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982.

Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.

Envolveu-se com tudo de forma radical - com a música, com a política, com a vida. Maldita para muitos, Elis tinha sempre a frase certeira, a mente afiada, propósitos firmes: "Cara feia pra mim é bode... Sou mais ardida que pimenta!".
Eu aprendi a gostar de Elis Regina com meu pai! E essa musica aí de cima diz muito sobre a nossa relação! Eu ouço essa musica e ela me remete ao meu pai! E é exatamente o que diz a musica! Por mais que tentamos ser diferentes, sempre acabamos como os nossos pais! Com as mesmas manias e os mesmos juízos! E a seguir mais uma musica que eu pessoalmente gosto muito! Aproveitem! Relaxem e deixem o som tomar conta de suas almas! Espero que gostem!!! E deixem sugestões de cantores e musicas que queiram ouvir! É só pedir e na medida do possível eu posto aqui no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário